Brasil tem um dos maiores desafios éticos na Comunicação latino-americana

23 septiembre, 2021
Categoría: LCM, LCM 2020-2021, PT
O Brasil está entre os países que possuem os maiores desafios éticos na Comunicação na América Latina, junto de Argentina, El Salvador, Peru e Uruguai. O País também apresenta a maior diferença entre a percepção de quanto a questão da diferença de gênero melhorou nos últimos cinco anos (60,9%), em comparação com apenas 8,7% que concordam que o que foi feito neste período é suficiente. Esses são alguns dados levantados pelo Monitor de Comunicação da América Latina 2020 – 2021 (LCM, sigla em inglês).

De acordo com a publicação, além da ética, a Covid-19 intensifica os riscos de ataques cibernéticos, a lacuna de gênero e impõe maior profissionalização e desenvolvimento de competências em Comunicação Estratégica e Relações Públicas na América Latina.

O estudo aponta que uma em cada duas pessoas que exercem a profissão na região enfrentou desafios éticos no trabalho diário durante o último ano. Esses estão relacionados ao uso de bots para gerar respostas nas redes sociais e à exploração de dados pessoais do público por meio da análise de big data.

Outro ponto levantado são as questões estratégicas de forma regional. A maioria dos respondentes (39,4%) apontou ‘enfrentar a evolução digital e a web social’, a qual se mantém desde 2016 como a principal. Já a menos relevante é ‘acabar com os problemas de gênero em diferentes níveis’ (16,2%).

Com relação ao desenvolvimento de competências, há uma diferença entre homens e mulheres. Enquanto elas acreditam em suas habilidades de negócios e Comunicação, eles valorizam significativamente mais as de dados e tecnologia.

Esta disparidade também é sentida na ocupação delas nas empresas. O LCM mostra que a maioria dos profissionais é de mulheres em mais da metade dos departamentos e órgãos de Comunicação. No entanto, uma em cada duas atinge cargos de gestão.

Com avaliação ainda de dados como o salário e níveis de excelência nos departamentos de Comunicação, o LCM é organizado pela Associação Europeia de Educação e Pesquisa em Relações Públicas (Euprera) e compõe o Monitor de Comunicação Global.

¡Comparte este artículo!

> Regresar a noticias <

Suscríbete al LCM News

Ingrese su correo electrónico para recibir notificaciones sobre noticias, descargas gratuitas, publicaciones, etc.

Informes LCM

  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM

Sobre el LCM

El Latin American Communication Monitor (LCM) tiene por objetivo contribuir al desarrollo disciplinar y profesional en COMUNICACIÓN ESTRATÉGICA Y RELACIONES PÚBLICAS, evaluando las tendencias y cambios que se están produciendo. Desde 2013, la investigación ha visibilizado sistemáticamente la función de los comunicadores de habla hispana y portuguesa en el mundo, empoderando así a los profesionales dentro de sus organizaciones, al igual que a las asociaciones del sector dentro de su entorno social. Cumpliendo con los más altos estándares académicos, una red de investigadores de las 26 más prestigiosas universidades configura el marco del estudio sobre teorías y resultados de investigaciones científicas internacionales de primer nivel.

Organiza

  • LCM

Patrocinan

  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM

Apoyan

GLOBAL COMMUNICATION MONITOR

Esta investigación junto al European Communication Monitor, el Asia - Pacific Communication Monitor y el North American Communication Monitor conforman el Global Communication Monitor que dirige el Prof. Dr. Ansgar Zerfass (Leipzig University, Alemania): el mayor y más prestigioso estudio mundial, con 15 años de antigüedad, resultados de más de 80 países y 30 mil profesionales participantes.