Constituído Grupo de Pesquisa sobre o LCM na UFSM

29 mayo, 2024
Tags:
Constituído Grupo de Pesquisa sobre o LCM na UFSM

No último dia 21, professores e acadêmicos de relações públicas, publicidade e jornalismo se reuniram para definir as frentes de atuação na disseminação do Latin Communication Monitor no Brasil. O encontro foi coordenado pela professora Dra. Andréia Athaydes, responsável pelo capítulo brasileiro do LCM desde 2008, quando ainda era um projeto piloto.

O grupo de pesquisa, que reúne membros da própria Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, mas também da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, terá como principais ações as seguintes: tradução e publicação do relatório 2022-2023 para o português; produção de e-book sobre os 10 anos do LCM, em parceria com a Universidade de Medellín; produção da seis webinars sobre os dados mais relevantes da edição 2022-2023, em parceria com o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas; disseminação dos dados 2022-2023 para a mídia brasileira especializada em comunicação estratégica; produção de artigos e participação em congressos nacionais e, finalmente, a discussão de marcos teóricos para produção de documentos a serem submetidos para revistas de impacto, brasileiras e internacionais.

A equipe formada está inserida no Grupo de Pesquisa Comunicação Internacional e suas Interfaces com a Cultura e o Poder nas Organizações, liderado pela Dr. Lana D´Àvila Campanella, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes/Cnpq (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2602718326820702).

Participam do GP LCM UFSM, as professoras Andréia Athaydes e Patrícia Milano Pérsigo, da UFSM; Marcelo Tavares, da UFRGS; a doutoranda Valmíria Balbinot (UFSM) e o mestrando Mateus Luan Dellarmelin (UMinho – Braga). Os acadêmicos dos cursos de graduação: Júlia Gonsalo, Júlia Weber e Leda Evangelista, do campus de Frederico Westphalen; e Maria Eduarda Thaddeu Pedroso, do campus de Santa Maria, da UFSM também integram o grupo.

A edição 2022-2023 do LCM conta com o patrocínio do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), do Instituto de Relações Públicas (IPR), da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e do Campus Criativo da Universidade Latina de Costa Rica. Além disso, recebe apoio acadêmico do Grupo de Pesquisa em Regeneração, Bem-estar e Comunicação Positiva ReBiCom UMA Network da Universidade de Málaga (Espanha); do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha); do Grupo de Pesquisa em Estudos em Comunicação (GRECO) da Universidade de Medellín (Colômbia) e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional (RedLAco).

VEJA O RELATÓRIO COMPLETO AQUI

¡Comparte este artículo!

> Regresar a noticias <

Suscríbete al LCM News

Ingrese su correo electrónico para recibir notificaciones sobre noticias, descargas gratuitas, publicaciones, etc.

Informes LCM

  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM

Sobre el LCM

El Latin American Communication Monitor (LCM) tiene por objetivo contribuir al desarrollo disciplinar y profesional en COMUNICACIÓN ESTRATÉGICA Y RELACIONES PÚBLICAS, evaluando las tendencias y cambios que se están produciendo. Desde 2013, la investigación ha visibilizado sistemáticamente la función de los comunicadores de habla hispana y portuguesa en el mundo, empoderando así a los profesionales dentro de sus organizaciones, al igual que a las asociaciones del sector dentro de su entorno social. Cumpliendo con los más altos estándares académicos, una red de investigadores de las 26 más prestigiosas universidades configura el marco del estudio sobre teorías y resultados de investigaciones científicas internacionales de primer nivel.

Organiza

  • LCM

Patrocinan

  • LCM
  • LCM
  • LCM
  • LCM

Apoyan

GLOBAL COMMUNICATION MONITOR

Esta investigación junto al European Communication Monitor, el Asia - Pacific Communication Monitor y el North American Communication Monitor conforman el Global Communication Monitor que dirige el Prof. Dr. Ansgar Zerfass (Leipzig University, Alemania): el mayor y más prestigioso estudio mundial, con 15 años de antigüedad, resultados de más de 80 países y 30 mil profesionales participantes.