CUBA reflete sobre a comunicação estratégica e as relações públicas a partir do LCM 2022-2023
Pela primeira vez, o maior estudo sobre a profissão na região é apresentado em CUBA. A Universidade de Holguín foi a anfitriã de dois eventos com cerca de cinquenta profissionais, professores e estudantes.
Durante o mês de fevereiro de 2024, a Universidade de Holguín em Cuba tornou-se o epicentro da análise e do diálogo transformador sobre o futuro da comunicação estratégica e das relações públicas na ilha; a partir da apresentação exclusiva pela primeira vez dos resultados do Monitor de Comunicação Latino-Americano.
Em um esforço para ampliar a colaboração na região e explorar novas fronteiras no campo acadêmico e de pesquisa, a Universidade de Holguín organizou dois eventos-chave.
O primeiro, realizado em 9 de fevereiro, reuniu destacados representantes da Universidade junto ao Dr. Alejandro Álvarez Nobell, um dos diretores do LCM. Neste encontro, foram discutidas a relevância e a trajetória do estudo, traçando um roteiro que inclui colaborações futuras para apresentação de resultados, aumento da participação de profissionais na pesquisa, análises regionais e também iniciativas de mobilidade e intercâmbio. Entre os participantes estavam o Dr. Manuel Coloma Salazar e a Ms. Rosabel González, da área de Direção de Relações Internacionais; o Dr. Julio Rodríguez Peña, Vice-Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Letras; o Sr. José Rodrigo Ricardo, Diretor do Centro de Estudos de Gestão Organizacional; a Ms. Bárbara de los Milagros Sicilia Rojas, Chefe do Departamento de Comunicação Social; e a Ms. Roxana Sera Rodríguez, Chefe do Projeto Territorial de Gestão da Comunicação Digital e o novo contato Nacional da LCM para a ilha.
O segundo evento, realizado em 20 de fevereiro, abriu suas portas para estudantes, pesquisadores e profissionais e contou com a participação de Yaquelin Cruz Palacios, Decana da Faculdade de Comunicação e Letras; Alejandro Álvarez Nobell e Andreia Athaydes, Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Brasil. Juntos, eles exploraram as tendências atuais no campo da comunicação, oferecendo uma visão panorâmica e provocativa sobre o cenário atual e potencial da disciplina.
Ambos os encontros não apenas serviram para apresentar os resultados do LCM 2022-2023, mas também catalisaram novas oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto na região. O diálogo fluido e a busca por sinergias com instituições acadêmicas refletem um compromisso compartilhado de avançar em direção a um futuro mais promissor no campo da comunicação estratégica e das relações públicas.
Estes eventos marcam apenas o início de uma jornada emocionante em direção à inovação e à aprendizagem colaborativa em comunicação estratégica e relações públicas entre Cuba e o restante da América Latina. À medida que adentramos em um mundo cada vez mais interdependente, a importância desses intercâmbios acadêmicos e projetos conjuntos continuará a crescer em busca de uma agenda comum e dos interesses e necessidades da região.
Junte-se à conversa e faça parte da regeneração!
Veja o Relatório Completo aqui
O LCM faz parte do Global Communication Monitor, impulsionado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), que, em 16 anos, entrevistou aproximadamente 50.000 profissionais em mais de 80 países. Além da região latino-americana, o estudo é complementado por capítulos na Europa (ECM), Ásia-Pacífico (APCM) e América do Norte (NACM). A edição 2022-2023 conta com o patrocínio do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), do Instituto de Relações Públicas (IPR), da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e do Campus Criativo da Universidade Latina de Costa Rica. Além disso, recebe apoio acadêmico do Grupo de Pesquisa em Regeneração, Bem-estar e Comunicação Positiva ReBiCom UMA Network da Universidade de Málaga (Espanha); do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha); do Grupo de Pesquisa em Estudos em Comunicação (GRECO) da Universidade de Medellín (Colômbia) e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional (RedLAco).