O LCM é apresentado na EUROPA. Conheça as tendências e desafios da comunicação estratégica sob a perspectiva latino-americana
A edição 22-23 do LCM será apresentada no EUPRERAtalks em 11 de abril.
Isso se soma às recentes apresentações na Colômbia, Bolívia, Cuba, Espanha, Argentina e México em diversos eventos organizados por universidades, conselhos e associações profissionais.
Em contextos cada vez mais complexos e interdependentes, a comunicação estratégica e as relações públicas desempenham um papel fundamental. Portanto, estar ciente dos desafios e tendências que moldam esta profissão é fundamental e necessário.
O LCM fornece informações valiosas sobre o estado da profissão há 10 anos, sendo o maior e mais prestigiado estudo latino-americano no campo da comunicação estratégica e relações públicas. Um capítulo regional que faz parte do Global Communication Monitor impulsionado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), que em 16 anos entrevistou quase 50.000 profissionais em mais de 80 países. Além da América Latina, o estudo é complementado por capítulos na Europa (ECM), Ásia-Pacífico (APCM) e América do Norte (NACM).
Não perca a próxima apresentação do estudo na quinta-feira, 11 de abril, às 18h (horário da Espanha), na próxima edição do EUPRERATalks “LCM 22-23: estado da comunicação estratégica e relações públicas na América Latina” (Formato: online – Idioma: Inglês) com a participação de José Alessandro Oliveira (CEO da Zele Communication), PhD. Fabiana Gondim Mariutti (PlaceMark CNPq – Universidade de São Paulo. Brasil), Ph.D. Claudia Labarca (Pontifícia Universidade Católica do Chile) e moderação do Ph.D. Juan-Carlos Molleda (Diretor do LCM).
Registre-se aqui
Nos últimos meses, Bolívia, Cuba, Espanha, Argentina e México se juntaram ao tour de apresentações e debates sobre os resultados do último relatório do Latin American Communication Monitor (LCM), oferecendo uma visão panorâmica dos desafios e oportunidades que enfrentam.
Na Colômbia, além da apresentação que fizemos em 2023 no contexto do Dia Internacional das Relações Públicas, em 15 de maio, participamos do Mestrado em Comunicação nas Organizações da Pontifícia Universidade Javeriana em Cali.
Na Bolívia, os resultados foram analisados em uma entrevista de M. de los Ángeles Sánchez para o CAFÉ PR Bolivia – TENDÊNCIAS EMERGENTES EM RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, organizado por Marita Solórzano Castro, membro do conselho consultivo do estudo e diretora, fundadora da plataforma de educação online solorzanocapacitacion.com.
Em Cuba, com foco em expandir a colaboração na região e explorar novas fronteiras no campo acadêmico e de pesquisa, a Universidade de Holguín sediou dois eventos com mais de 40 profissionais, professores e estudantes.
Na Argentina, os resultados do Relatório foram apresentados no 6º Diálogo sobre Pesquisa do Ciclo de encontros de carreiras de Relações Públicas e Comunicação Institucional 2024, organizado pelo Conselho Profissional de Relações Públicas da Argentina.
No México, os resultados foram novamente apresentados em um evento organizado pela Associação de Relações Públicas do Caribe Mexicano (ARPCM) e pela Universidade La Salle Cancún, onde quase uma centena de representantes da academia e do campo profissional participaram. Por sua vez, o relatório também foi apresentado no X Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha “Comunicação política e sociedades polarizadas” organizado pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais (ALICE), que contou com mais de 250 pessoas.
Na Espanha, o LCM foi apresentado em conjunto com o ECM em um evento realizado em Madrid (Espanha) e organizado pela Associação de Consultorias de Comunicação (ACD) e pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA).
Eventos que se somam aos anteriores em Porto Rico, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela.
As apresentações foram conduzidas pelos diretores do estudo: Dr. Juan Carlos Molleda e Dr. Alejandro Álvarez Nobell e pela equipe de pesquisa: Dr. Ángeles Moreno, Andréia Athaydes, Ana María Suárez-Monsalve e Marco V. Herrera.
Esses espaços de encontro não apenas serviram para discutir os resultados do LCM 2022-2023, mas também catalisam novas oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto na região. O diálogo fluido e a busca por sinergias com instituições acadêmicas e profissionais refletem um compromisso compartilhado de avançar para um futuro mais promissor no campo da comunicação estratégica e relações públicas.
A edição 2022-2023 do LCM conta com o patrocínio do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), do Instituto de Relações Públicas (IPR), da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e do Campus Criativo da Universidade Latina de Costa Rica. Além disso, recebe apoio acadêmico do Grupo de Pesquisa em Regeneração, Bem-estar e Comunicação Positiva ReBiCom UMA Network da Universidade de Málaga (Espanha); do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha); do Grupo de Pesquisa em Estudos em Comunicação (GRECO) da Universidade de Medellín (Colômbia) e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional (RedLAco).