O Institute for Public Relations reconhece novamente o LCM como um dos estudos mais relevantes para a profissão em 2023
Esta conquista reafirma a importância e significado do projeto para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunicação estratégica e relações públicas na América Latina e seu posicionamento global.
O Institute for Public Relations (IPR) acaba de lançar seu relatório anual sobre os 15 estudos mais relevantes para aqueles que exercem a profissão de comunicação estratégica e relações públicas em 2023. Nesta edição, os estudos reconhecidos abordam temas-chave como comunicação interna, inteligência artificial, o estado da arte da profissão, critérios ESG e diversidade, equidade e inclusão.
O LCM foi selecionado pela segunda vez como um dos estudos fundamentais para entender o estado da indústria de relações públicas. Desde 2013, o projeto Latin American Communication Monitor (LCM) tornou-se o maior e mais rigoroso estudo científico longitudinal e comparativo da disciplina e do campo profissional de comunicação estratégica e relações públicas na América Latina.
Com 5 edições bienais ininterruptas, sua participação, alcance e relevância são consolidados ano após ano, com suas contribuições mencionadas e reconhecidas em grandes congressos científicos e profissionais, por associações internacionais e nas publicações acadêmicas mais prestigiadas sobre o assunto. A edição anterior foi apresentada em mais de 40 fóruns e eventos em toda a região, nos Estados Unidos e na Europa, permitindo que a pesquisa visualize sistematicamente o papel da comunicação estratégica e relações públicas de língua espanhola e portuguesa no mundo, empoderando assim profissionais dentro de suas organizações, academia e pesquisa, bem como associações setoriais em seu ambiente social.
Seu impacto alcançou um público potencial de 20.000 profissionais de comunicação estratégica e relações públicas da América Latina e uma comunidade específica do campo em ambientes virtuais (mais de 1800 seguidores no Facebook; 1015 seguidores no X; 1519 seguidores no LinkedIn). Além disso, é a principal referência acadêmica com 1.210 citações e 141 referências no Google Scholar.
O LCM faz parte do Global Communication Monitor, impulsionado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), que, em 16 anos, entrevistou aproximadamente 50.000 profissionais em mais de 80 países. Além da região latino-americana, o estudo é complementado por capítulos na Europa (ECM), Ásia-Pacífico (APCM) e América do Norte (NACM). A edição 2022-2023 conta com o patrocínio do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), do Institute for Public Relations (IPR), da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e do Campus Criativo da Universidade Latina de Costa Rica.
Além disso, recebe apoio acadêmico do Grupo de Pesquisa em Regeneração, Bem-estar e Comunicação Positiva ReBiCom UMA Network da Universidade de Málaga (Espanha); do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha); do Grupo de Pesquisa em Estudos em Comunicação (GRECO) da Universidade de Medellín (Colômbia) e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional (RedLAco).
Veja o Relatório Completo Aqui